24 setembro 2012

Nintendo e seus consoles

Lista de consoles

Game & Watch Donkey KongAgora que você já sabe parte da história da Nintendo, que tal conhecer os seus consoles? É isso que você verá a seguir. Note que são citados os videogames lançados até a data de publicação deste texto no InfoWester:
Color TV-Game: este aparelho surgiu em 1977, e sua primeira versão continha variações de um jogo no estilo de Pong (o Pong simulava um tênis de mesa). O jogador utilizava um controle cujos principais botões eram giratórios. O Color TV-Game teve outras versões. Uma delas, denominada Color TV-Game Block Kuzushi, contou com a participação de Shigeru Miyamoto;
Game & Watch: este é um console portátil, que teve aproximadamente 60 versões. Isso porque cada versão continha um jogo diferente e todos eram relacionados em categorias como Silver, Gold, Wide Screen e Multi Screen. Estas categorias eram baseadas no aspecto físico de cada Game & Watch. Por exemplo, a categoria Multi Screen (múltiplas telas) era composta por consoles com duas telas;

NES (Nintendo Entertainment System): o NES, chamado de Famicom no Japão e carinhosamente apelidado de "Nintendinho" no Brasil, é um console de 8 bits e foi lançado em 1983. Foi o primeiro dispositivo a aceitar cartuchos de variados jogos. Certamente, representa um marco para a história da Nintendo, pois foi este videogame que deu "vida" a franquias como Metroid e Zelda. Também foi para este console que surgiu o inesquecível Super Mario Bros. O NES fez muito sucesso: somente parou de ser fabricado em 1996 e, durante este tempo, vendeu mais de 60 milhões de unidades;
NES
Game Boy: idealizado por Gunpei Yokoi, o Game Boy é outra grande inovação da Nintendo. Lançado em 1989, esse console portátil tem tela LCD monocromática e processador de 8 bits. Assim como o NES, aceita jogos variados por cartuchos. O Game Boy também permite disputar partidas com até quatro jogadores por meio de um cabo especial. Seu jogo de maior sucesso foi o clássico Tetris. O Game Boy foi comercializado ainda em outtras versões, mostradas adiante. A primeira (foto abaixo) ficou conhecida como Game Boy Classic;
Game Boy Classic
Game Boy Classic

SNES (Super Nintendo Entertainment System): o SNES (Super Famicom no Japão) é o sucessor do NES e também fez grande sucesso. Equipado com processador de 16 bits, foi lançado em 1990 e disputou ferozmente o mercado de games com o rival Sega Mega Drive. Também contou com jogos marcantes, como Super Mario World e a série Donkey Kong Country (que continha uma excelente estrutura gráfica). O SNES vendeu pouco mais de 57 milhões de unidades e recebeu lançamentos regulares de jogos até 1997;
Super Nintendo
Super Nintendo

Virtual Boy: se tem uma coisa que será capaz de deixar a direção da Nintendo constrangida por toda a eternidade é o Virtual Boy, o maior fracasso da empresa. O console foi apresentado em 1994 e tinha como novidade a capacidade de representar imagens em 3D, ainda que monocromáticas. Em vez de projetar as imagens em uma tela de TV, o Virtual Boy o fazia em um dispositivo que lembrava vagamente óculos. Por causa disso, a Nintendo o incluiu em sua linha de portáteis. Mas, o console tinha vários problemas, entre eles: causava dor de cabeça ao jogador, necessitava de uma base para ser apoiado, podia ser danificado facilmente, o fundo das imagens era escuro e havia poucos jogos disponíveis (poucos desenvolvedores quiseram apostar no Virtual Boy). Por incrível que pareça, o Virtual Boy foi projetado por Gunpei Yokoi (pois é, até os gênios erram). Rumores dizem que ele foi demitido pela Nintendo por causa deste fracasso. Em 1997, meses depois de o Virtual Boy ter sido colocado no mercado, Gunpei faleceu em um acidente automobilístico, como já explicado;
Virtual Boy
Nintendo 64: lançado em 1996, o Nintendo 64 foi o sucessor do SNES. O número em seu nome faz alusão ao fato de este console ser de 64 bits. Seus principais diferenciais são: processamento gráfico 3D, capacidade de conexão de até quatro joysticks, botão analógico neste último, além de um botão posicionado como gatilho na base inferior do controle. O Nintendo 64 também deu vida a jogos marcantes, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, GoldenEye 007 e, claro, Super Mario 64. Apesar de não ter sido um fracasso, o Nintendo 64 não vendeu tão bem quanto o NES e o SNES, principalmente por ter tido menos jogos. Na época de seu lançamento, as rivais Sega e Sony já trabalhavam com consoles que rodavam jogos por meio de CDs, todavia, a Nintendo preferiu continuar com cartuchos. Como os CDs são mais baratos e de fabricação mais simples, muitos desenvolvedores de games deram prioridade aos videogames da concorrência. O Nintendo 64 vendeu cerca de 30 milhões de unidades no mundo todo;
Nintendo 64
O Nintendo 64

Game Boy Pocket e Game Boy Light: a Nintendo lançou em 1996 uma versão melhorada do Game Boy Classic. O Game Boy Pocket é mais fino que o primeiro, consome menos energia (exigindo apenas duas pilhas AAA contra 4 pilhas AA de seu antecessor) e tem uma tela mais nítida. Em 1997, a Nintendo lançou o Game Boy Light, portátil que possui características semelhantes às da versão Pocket, com o diferencial de ter uma tela com iluminação própria. O Game Boy Light foi vendido somente no Japão;
Game Boy Color: o Game Boy Color (GBC) foi lançado em 1998 e, como o próprio nome indica, sua principal característica é rodar jogos em cores. Além disso, o GBC também conta com hardware mais poderoso e áudio melhor quando comparado aos seus antecessores. O GBC também é compatível com os jogos do Game Boy Classic, mas com o diferencial de colocar cores neles. O console teve cerca de 230 jogos exclusivos e vendeu mais de 50 milhões de unidades;
Game Boy Color
Game Boy Color - Imagem por
Wikipedia
GameCube: em 2001, chegou ao mercado o GameCube, sucessor do Nintendo 64. Em formato de cubo (daí o nome), este foi o primeiro console da Nintendo a trabalhar com mídia óptica - utiliza um tipo de mini-DVD baseado em uma tecnologia da Matsushita (Panasonic). Outra característica importante deste console é a sua capacidade gráfica, muito superior ao do Nintendo 64. Seu joystick também conta com inovações: tem desenho feito para se adaptar facilmente às mãos e conta com um recurso vibratório, deixando os jogos mais interessantes. A Nintendo também lançou uma versão especial do controle que funciona por conexão wireless, isto é, sem fio. Apesar de ser um bom console, o GameCube não conseguiu desbancar seu principal concorrente, o PlayStation 2, da Sony. O dispositivo deixou de ser fabricado no início de 2007 e vendeu pouco mais de 21 milhões de unidades;
GameCube
Game Boy Advance: o Game Boy Advance (GBA) chegou ao mercado em 2001 e é a evolução da linha Game Boy. Este portátil oferece várias novidades em relação às versões anteriores: formato físico mais moderno, tela maior, capacidade de exibir mais de 32 mil cores, processador de 32 bits, áudio melhorado e cartuchos menores. o GBA foi um verdadeiro sucesso: vendeu mais de 75 milhões de unidades;
Game Boy Advance
Game Boy Advance SP: esta é uma versão melhorada do GBA e chegou ao mercado em 2003. O ‘SP’ aparentemente vem da palavra inglesa "special", mas não se tem certeza disso. O principal diferencial do GBA SP está em seu formato físico: o aparelho é dobrável, no mesmo estilo de um laptop, característica que facilita seu transporte e ajuda a proteger a tela. Falando na tela, esta também recebeu melhorias no que se refere à iluminação. Outra novidade interessante do GBA SP é o fato de o portátil utilizar uma bateria recarregável em vez de pilhas. O GBA SP também teve um ponto negativo: por limitações técnicas, a Nintendo eliminou a entrada de fones de ouvido, o que irritou muitos usuários, apesar de a empresa ter lançado um adaptador que permite o uso deste acessório. Mesmo assim, o GBA SP vendeu bem: foram quase 40 milhões de unidades no mundo inteiro;
Game Boy Advance SP
Nintendo DS: na opinião deste que vos escreve, o Nintendo DS (NDS) é um dos melhores produtos da Nintendo. Lançado em 2004, o NDS (o DS vem de Dual Screen ou de Developers' System) é caracterizado por ter duas telas - sendo a inferior sensível ao toque (o portátil é acompanhado de uma caneta Stylus para uso nesta tela) -, é dobrável (assim como o GBA SP), possui microfone, é alimentado por bateria recarregável e tem capacidade gráfica similar ao Nintendo 64. O Nintendo DS também se destaca por ter conexão Wi-Fi. Com isso, basta se aproximar de alguém que também possui o portátil para iniciar, facilmente, uma disputa em rede. Esta característica também permite navegar na internet pelo console, tanto que a Opera Software lançou uma versão de seu navegador para o Nintendo DS. Outra característica importante a ser citada do NDS é a sua capacidade de executar jogos do GBA. Para isso, basta utilizar a entrada disponível na parte frontal do portátil. O Nintendo DS vendeu mais de 50 milhões de unidades;
Nintendo DS
Game Boy micro: o Game Boy micro (a palavra 'micro' é toda em letras minúsculas mesmo) foi lançado em 2005 e é a segunda versão melhorada do GBA. Suas principais características são: tamanho reduzido (é o menor videogame da Nintendo), leveza (pesa cerca de 80 gramas), tela melhorada, frente trocável (isto é, que aceita várias capas) e suporte nativo a fones de ouvido (recurso inexistente no GBA SP). Ao contrário dos outros GBAs, o micro não é compatível com cartuchos para o Game Boy Classic e para o Game Boy Color, devido ao seu tamanho reduzido. O Game Boy micro vendeu cerca de 2,5 milhões de unidades;
Game Boy micro
Nintendo DS LiteNintendo DS Lite: para dar sequência ao sucesso do Nintendo DS, a Nintendo resolveu lançar uma nova versão do portátil em 2006: o Nintendo DS Lite. Em relação à versão anterior, que ficou conhecida como Nintendo DS Classic, o NDS Lite tem tela mais nítida (jogar o NDS Classic em ambientes muito iluminados é um pouco ruim), tamanho reduzido (mas as telas continuam do mesmo tamanho) e formato físico "clean". Até o fechamento deste artigo, o Nintendo DS Lite havia vendido mais de 20 milhões de unidades;
Nintendo DS Lite
Nintendo Wii: o Nintendo Wii também representa um marco para a Nintendo. Lançado no final de 2006, o console é o sucessor do GameCube, sendo inclusive capaz de rodar jogos deste. O que faz desse videogame tão marcante é seu joystick revolucionário: o Wiimote. Em formato de controle remoto, esse joystick não tem fio e sua jogabilidade está nos movimentos do usuário, isto é, o jogador precisa fazer movimentos com o braço para jogar, simulando os gestos de uma luta de espadas ou de uma disputa de tênis, por exemplo. O Wiimote também é capaz de vibrar, conta uma saída de áudio (gerando o som de um choque de espadas, por exemplo) e pode receber acessórios extras. O Wii roda jogos por meio de um tipo de DVD, mas também é capaz de executar games dos seus antecessores a partir de um serviço on-line onde o jogador pode baixá-los. O videogame conta com 512 MB de memória interna, e essa capacidade pode ser expandida por meio de cartões SD. Por levar a sério o fator diversão, o Nintendo Wii tem sido muito bem recebido, até mesmo por pessoas não habituadas aos jogos eletrônicos. Na época em que este artigo era escrito, o console estava vendendo tão bem, que certamente fechará seu ciclo tendo tanto sucesso quanto o NES e o SNES. Em agosto de 2011, a Nintendo começou a vender uma versão do Wii com dimensões reduzidas, no entanto, não houve mudanças no hardware do equipamento;
Nintendo Wii
Nintendo DSi: anunciado em outubro de 2008, este console é tido como uma evolução do Nintendo DS. Possui várias novidades em relação ao modelo anterior, o Nintendo DS Lite: "stylus" (caneta) mais longa, telas 17% maior, duas câmeras (sendo uma com 3 megapixels na parte de trás da tela superior e outra na dobradiça do console com 0,3 megapixel), saídas de som mais potentes e entrada para cartão de memória SD. O Nintendo DSi não possui entrada para cartuchos de jogos do GBA. Merece destaque o canal DSi Shop, onde os usuários podem adquirir jogos e programas para o console;
Nintendo DSi
Nintendo 3DS: lançado oficialmente no início de 2011, o Nintendo 3DS segue a linha do Nintendo DS, possuindo formato dobrável e duas telas. No entanto, possui um grande diferencial: é capaz de exibir imagens 3D sem a necessidade de óculos especiais. O portátil também chama a atenção por seus recursos adicionais. Para começar, conta com 3 câmeras digitais, sendo que uma fica na parte da frente e serve para que o usuário possa capturar sua própria imagem. As outras duas ficam na parte traseira do console, lado a lado, e têm a função de permitir a geração de imagens 3D. O dispositivo também possui entrada para cartões SD, acelerômetro, microfone, entre outros. No início, o Nintendo 3DS não foi bem recebido. Poucos meses depois do lançamento, a Nintendo se viu obrigada a diminuir o seu preço para aumentar as vendas do console. Saiba mais sobre o Nintendo 3DS aqui.

Nintendo 3DS
Nintendo 3DS - Imagem por Nintendo



Acessórios

Praticamente todos os consoles da Nintendo receberam acessórios para acréscimo de funcionalidades. Eis uma lista dos mais interessantes (e curiosos):
Super Game Boy: este é um adaptador que permite jogar games do Game Boy no Super Nintendo. Além de poder aproveitar a TV, o jogador também contava com a possibilidade de visualizar os jogos com cores (lembrando, os jogos do Game Boy são monocromáticos). O Super Game Boy foi bem sucedido em vendas;
Game Boy Camera & Printer: este curioso kit é composto por um adaptador de câmera fotográfica e por uma pequena impressora. Com a câmera, que é instalada na entrada de cartuchos do Game Boy, o usuário pode tirar fotos, visualizá-las e manipulá-las. Com a Printer, ele pode imprimir estas imagens. Estas, no entanto, só podem ser geradas em preto e branco, devido às limitações de cores do portátil;
Game Boy Printer
Famicom Network System: por incrível que pareça, o NES teve um acessório que permitia conectá-lo à internet para o jogador acessar alguns serviços, o Famicom Network System. O aparelho só foi vendido no mercado japonês;
Famicom Disk System: este é outro acessório vendido apenas no Japão. O Famicom Disk System permitia acesso a jogos em disquetes especiais em vez de cartuchos, diminuindo consideravelmente o preço dos games para os usuários. Embora tenha vendido relativamente bem, este aparelho não foi bem recebido pelos desenvolvedores de jogos, principalmente porque a Nintendo cobrava uma porcentagem de licenciamento por cada game;
Super NES Mouse: o Super Nintendo teve vários acessórios, um deles é um mouse exclusivo conectado na entrada de um joystick. O dispositivo podia ser usado em alguns jogos e ficou conhecido no game Mario Paint, onde era obrigatório;
Rumble Pak: este é um acessório para o Nintendo 64 que foi muito bem recebido. Trata-se de um dispositivo conectado na parte inferior do joystick que faz com que este vibre de acordo com os acontecimentos do jogo. Como exemplo, no jogo GoldenEye 007, o Rumble Pak faz o controle vibrar cada vez que o personagem dispara um tiro ou é baleado. A Nintendo também lançou uma versão deste dispositivo para o Nintendo DS;
Game Boy Player: este é um acessório que permite executar jogos para o Game Boy, para o Game Boy Color e para o Game Boy Advance no GameCube;
DK Bongos: este é um acessório muito divertido: ele instala um aparelho que simula bongôs, um tipo de instrumento de percussão. É utilizado no jogo Donkey Konga e em outros lançados no Japão. O DK Bongos está disponível para o Nintendo GameCube e, aparentemente, funciona também no Nintendo Wii;
DK Bongos
Play-Yan: este é um acessório que permite ao Game Boy Advance executar áudio em MP3 e vídeos em MPEG-4. Os arquivos são armazenados em cartões SD. O aparelho também é compatível com o Nintendo DS, embora este também conte com um dispositivo similar e exclusivo.

fonte:  infowester