Pergunte a qualquer profissional de publicidade e ele responderá:
criar logos dá trabalho. O designer tem que levar em conta, entre outras
coisas, as características da empresa, a mensagem que ela quer passar e
o gosto do público. Por causa desta complexidade, muito desastre
gráfico acaba acontecendo. Mas o desafio também faz surgir trabalhos
muito bacanas. Nesta lista, a SUPER apresenta 13 logos legais que trazem significados nem sempre aparentes. Confira:
1. FedEx
Já reparou na seta escondida entre a letra “E” e “X” do logo da FedEx
Express? Ela simboliza a rapidez dos serviços de entrega da empresa. O
famoso logo foi desenhado por Lindon Leader, em 1994. O designer
precisou fazer mais de 200 criações diferentes para chegar a este
resultado final. Tanto esforço valeu a pena: o logo ganhou mais de 40
prêmios de design.
2. Sony VAIO
De primeira, este logo parece apenas utilizar uma tipografia moderna.
Mas, na verdade, existe um significado por trás do desenho: as duas
primeiras letras representam um sinal analógico e as duas últimas são os
números 1 e 0, em referência ao sistema binário. Uma maneira legal de
representar uma linha de notebooks voltada para a integração de áudio e
vídeo, não?
3.Toblerone
A cidade de Berna (Suíça), conhecida por suas altas montanhas, é
chamada também de “A Cidade dos Ursos”. A companhia de chocolate
Toblerone, que fica na cidade, resolveu homenagear Berna usando esses
elementos no próprio logo da empresa. É possível encontrar a silhueta de
um urso na ilustração da montanha. Olhe bem!
4. Eight
Este logo, obra da agência londrina Stylo Design, foi criado com
apenas um número: o 8. Repare como todas as letras do nome da marca
surgem a partir da omissão de certas partes do número.
5. Northwest Airlines
Aqui são dois significados ‘escondidos’. Primeiro, o logo forma
dentro do círculo as letras “N” e “W”. Além disso, há outra ideia menos
aparente. O pequeno triângulo vermelho aponta para o noroeste
(“northwest”, em inglês) se pensarmos no círculo como uma bússola.
6. ED – “Elettrodomestici -Home Appliances”
Esta é uma das criações mais legais. Dá uma olhada em como o designer
conseguiu apresentar as letras “E” e “D” (iniciais da marca) e, ao
mesmo tempo, formar um plug elétrico. Simples, mas genial.
7. Snooty Peacock
Esta loja de jóias que leva o nome de “Pavão Esnobe”, em uma tradução
livre, conseguiu introduzir os dois conceitos da marca no logo.
Encontrou o pavão? E a mulher com uma jóia no pescoço?
8. Amazon
A seta amarela do logo da Amazon não é apenas um sorriso. Ela também
sugere que você pode comprar tudo, de “A” a “Z”, no site de vendas da
empresa.
9. Carrefour
O logo do Carrefour é um dos mais famosos. Muita gente conhece a
‘surpresa’ escondida nele – a primeira letra da marca (“C”) no espaço em
branco. Mas nem todo mundo sabe a origem deste design. Em francês, o
nome da empresa significa “cruzamento”. A ideia do logo é justamente
simbolizar essa palavra por meio de duas setas opostas.
10. Unilever
Uma das principais características da Unilever é a sua diversidade de
produtos. Por isso, o logo preenche a letra “U” com símbolos que
representam todos esses produtos e o que eles representam para os
consumidores.
11. Hope for African Children Initiative
É um mapa da África? Sim. E seria uma ideia não muito criativa se
fosse só isso, afinal é o logo da “Hope for African Children
Initiative”, uma organização de apoio às crianças do continente. Mas
você reparou nos dois perfis de pessoas se olhando?
12. Spartan Golf Club
Esse logo conceitual mostra um jogador de golfe durante uma tacada e a
cabeça de um guerreiro espartano ao mesmo tempo. Curtiu ou achou
‘forçado’?
13. Fórmula 1
O truque deste logo é simples, mas bem feito: o número 1 oculto entre a letra F e as linhas indicando rapidez.