26 fevereiro 2012

Google quer mudar como vemos o mundo, outra vez!

Google quer criar óculos com ligação à Internet e câmara de aumento

"A Google está a desenvolver uns óculos que podem revolucionar a tua vida. Imagina por exemplo veres os caminhos do Google Maps a aparecerem marcados no chão, ou o nome das pessoas aparecer escrito por cima da sua cabeça, ou falares com um estrangeiro e veres legendas. As possibilidades são infinitas."


Aumentar o que os olhos vêm, cruzar dados de várias tecnologias virtuais, os óculos que mudam e acrescentam a realidade visual estão a ser desenvolvidos no ‘Google X Labs’, laboratórios que se dedicam a antecipar tendências.
 
 
Segundo o jornal New York Times, este par de óculos dignos de um filme de espiões intergalácticos, poderão ser lançados até ao fim do ano, por um preço que oscilará entre os entre os 250 e os 600 dólares, estimativa ligada às capacidades inseridas no gadjet.
O gigante da tecnologia quer criar uma nova forma de percecionar o mundo, mas também um processo diferente de interagir.
O novo brinquedo tecnológico da Google deverá permitir incorporar uma câmara para visualizar o que está diante dos olhos e que eufemisticamente se poderá chamar a ‘realidade’, mais um micro ecrã onde essa realidade surgirá alargada e mais próxima, graças aos detetores de movimento e GPS e também ligações à internet 3G ou até mesmo 4G garantindo a interação com bases de dados virtuais que irão informar sobre a tal realidade que está defronte dos nossos olhos.
Confuso? Vejamos exemplos práticos. Os óculos Google permitem associar legendas na língua que o utilizador compreenda a um filme com diálogos noutra língua.
Ou então, estar à porta do restaurante (cujo endereço foi fornecido pelo sistema GPS) e ter acesso à ementa, mesmo antes de entrar que o écran incorporado nos óculos nos apresenta, como se de um mestre de sala se tratasse.
Há ainda a possibilidade de ligar os óculos Google aos ‘smartphones’ produto em que o gigante da tecnologia começou a apostar recentemente.
Aparentemente, só fica uma coisa de fora. Se precisar de lentes corretoras para conseguir ver a realidade ao vivo e cores, terá de continuar a ir ao oculista.