A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. |
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Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102). Veja a lista das top 20 na tabela abaixo. |
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As 20 empresas que receberam o maior número de reclamações no Procon em 2011 | |
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Empresa | Número de reclamações |
Itaú | 81.946 |
Oi | 80.894 |
Claro-Embratel | 70.150 |
Bradesco | 45.852 |
TIM - Intelig | 27.102 |
Vivo | 26.025 |
Santander | 21.785 |
B2W (Submarino, Lojas Americanas e Shoptime) | 21.554 |
Banco do Brasil | 19.098 |
Ponto Frio | 17.293 |
LG | 17.048 |
Ricardo Eletro | 16.380 |
Net | 12.559 |
BV Financeira | 12.390 |
Banco BMG | 12.232 |
Caixa | 12.114 |
Samsung | 11.899 |
Citibank | 11.134 |
HSBC | 9.123 |
Sky | 8.779 |