Para delírio geral da nação, "Tropa de Elite 2" foi o filme escolhido para concorrer a uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2012. A decisão pela produção de José Padilha foi feita pela Comissão Especial de Seleção, que se reuniu na manhã desta terça-feira (20), no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro.
A sequência da história de Capitão Nascimento, personagem de Wagner Moura, disputou a indicação com outros 15 filmes nacionais (veja na próxima página), entre eles "Bruna Surfistinha", "Assalto ao Banco Central", "Lope" e "Malu de Bicicleta". Em 2010, "Lula, o Filho do Brasil" foi o longa selecionado, mas não conseguiu concorrer ao prêmio.
A Comissão Especial de Seleção é formada pelo seguintes nomes: Ana Paula Dourado Santana, secretária do audiovisual do Ministério da Cultura; Carlos Eduardo Carvalho Pacheco, presidente da Associação Brasileira de Cinematografia; George Torquato Firmeza, ministro do Departamento Cultural do Itamaraty; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.